ESTA FIRMA FOI FUNDADA EM 31-12-2004.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

A contrada do Dragão


Há anos estive em Itália e uma das terras de que mais gostei foi Siena.
Local onde decorre, anualmente, na praça principal, uma alucinante corrida de cavalos.
A competição é disputada por dez das dezassete contradas da cidade. Cada contrada equivale a um bairro e tem uma designação própria: Pantera, Tartaruga, Torre, Águia... A nossa guia local, por exemplo, era fervorosa seguidora da contrada da Loba.
A rivalidade é grande.
Como turista que se preza tratei de adquirir um souvenir de Siena e, então, trouxe a bandeira de uma contrada.
Depois de observar as bandeiras disponíveis, acabei, obviamente, por me decidir pelo símbolo da contrada do Dragão. Claro! Só poderia ser.
Esta bandeira está em local de destaque na minha casa. Aqui vos deixo a imagem.

Etiquetas: ,

sexta-feira, junho 13, 2008

Uma rosa de Karlovy Vary

A estância termal de Karlovy Vary (ou Carlsbad em alemão) na Republica Checa é famosa pelas suas nascentes de água medicinais, algumas brotando da Natureza a mais de 70 graus centígrados.foto Peciscas Estas águas, transportam em si grandes concentrações de matérias minerais, designadamente materiais ferrosos.
Esta imagem de um bebedouro mostra bem o depósito acastanhado, típico dos óxidos de ferro.


foto Peciscas Num dos dois rios que atravessam a cidade, onde confluem, são também visíveis as deposições deste tipo de materiais.
foto Peciscas Ora, esta localidade é um ponto de forte atracção turística, aliás bem assente num envolvimento das próprias agências , que nunca deixam de incluir uma visita a esta localidade.
E, não há dúvida de que, tudo está preparado para que o visitante ali deixe dinheiro.
Por exemplo, vendem-se lá umas flores que começam por serem feitas em papel. Mas são expostas, durante algumas semanas a este tipo de águas minerais quentes, que vão depositando, por evaporação os tais componentes. Assim, quando tal, a flor de papel petrifica e fica rígida.
Trouxe, da minha passagem por essa terra, um exemplar dessa rosa ferruginosa.
Aqui fica, como oferta a todas as minhas amigas que por aqui passarem.
foto Peciscas
foto Peciscas
Ora digam, lá que já alguém vos tinha oferecido uma rosa ferrugenta...

Etiquetas:

terça-feira, setembro 04, 2007

Crónicas de uma viagem 7

Termino, por agora, este breve relato de uma recente passagem por terras beirãs, com o Museu do Pão.
Fica em Seia e é um complexo museológico privado onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português.
Está organizado em diversas salas:"Ciclo do Pão", "Pão Político Social e Religioso", "Arte do Pão" e "O Mundo Fantástico do Ciclo do Pão". Estas salas, percorrem-se com particular agrado, recolhendo-se interessantíssimos dados e observando-se curioosos e significativos documentos sobre a importância do pão, que, mais do que um simples e mero alimento, pode ser considerado como uma arma política e social.
Por exemplo: sabiam que, durante o Cerco do Porto, no auge das lutas entre absolutistas e liberais, os géneros alimentícios, encarecerem, em alguns casos, mais de dez vezes? Mas, ainda assim, uma libra de bacalhau era mais barata do que uma libra de arroz. Parece mentira, se compararmos com os tempos de hoje. Os mais novos nem devem acreditar que, em tempos idos, o bacalhau era um alimento das classes menos favorecidas.
Outro exemplo: no início do século XIX, um edital do Intendente Geral do Reino, obrigava que os vadios, fossem empregues, compulsivamente, em trabalhos agrícolas. Talvez não fosse mau de todo recuperar a ideia...
Queria, ainda, destacar, o modo extremamente cuidado como o Museu está organizado, com pessoal jovem, bem preparado e simpático, que guia o visitante com amabilidade e profissionalismo.
Aqui vos deixo algumas imagens do exterior deste espaço ( já que, no interior, não é possível fotografar), como sugestão a uma visita que, garanto-vos, vale bem a pena.


foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas

Etiquetas:

segunda-feira, setembro 03, 2007

Crónicas de uma viagem 6

Um dos locais que o Manel sugeriu que visitasse era Linhares da Beira.
Já tinha ouvido falar, sobretudo na revista do INATEL, de que sou sócio e que ali tem uma estrutura de apoio para os praticantes de parapente. Mas nunca lá tinha ido.
Linhares é uma das chamadas aldeias históricas, a quem D. Afonso Henriques concedeu foral em 1169.
A estrutura de ocupação do espaço desta localidade conjuga um tipo de povoamento medieval com o desenvolvimento significativo que obteve no período quinhentista.
Aqui vos mostro, então, algumas imagens que recolhi durante esta visita.

foto Peciscas Logo à entrada , vê-se o que resta de uma calçada romana, por onde circulariam almocreves e que, provavelmente, ligaria a Mangualde:
foto Peciscas Depois, ao lado da Igreja da Misericórdia, encontramos a Casa Fortaleza, que funcionou como albergaria, hospital e casa dos expostos:

foto Peciscas Caminhando por ruas e ruelas, descobrem-se recantos carregados de história:

foto Peciscas Debaixo deste passadiço, encontra-se a Casa do Judeu, que se inseria na judiaria da aldeia, e na qual funcionava a sinagoga :


foto Peciscas Na Travessa dos Penedos, podem observar-se diversas casas em que há, como o nome indica, penedos, mais ou menos grandes, a constituirem parte das paredes:

foto Peciscas Mas ainda há, por ali,belas casas à espera de quem as queira recuperar:

foto Peciscas O Castelo, erigido, bem no alto, sobre rochedos, domina a aldeia e a região:

foto Peciscas Tem um curioso relógio, cujos pêndulos são duas grandes massas graníticas:

foto Peciscas
É claro que estas breves imagens, são apenas uma pequena amostra daquilo que é Linhares da Beira. O melhor é mesmo, um dia, passarem por lá.

Aqui fica o convite e o agradecimento ao Manel, pela valiosa sugestão que me deu.



foto Peciscas

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 31, 2007

Crónicas de uma viagem 5 ...ou...Letreiros 8

As férias, quando ando por aí, são sempre uma excelente oportunidade para aumentar a minha colecção de letreiros ou dísticos, curiosos, bizarros, inventivos.
Aqui vos mostro mais alguns exemplares, recentemente recolhidos na minha digressão por terras beirãs.
E ainda ficam, de reserva, mais uns quantos...

Comecemos por uma firma com um nome não muito másculo...
Já esta, inspira confiança...
Ui, que imaginação perigosa...

É que os inventores de t´shirt andam sempre à procura de provocações dúbias...

Afinal, a costureirinha, trabalhava, também, em ...cabedais...

Também haverá bolos do proletariado?...
Ai esta Língua Portuguesa, tão traiçoeira...
Estamos, como se sabe, num país de fortes convicções religiosas...

Mas este, por estranho que pareça, é um restaurante (onde, digo-vos por experiência própria, se come bem)...
E este, é um café...

E este, um bar...

Negócios de família, abundam...

Até com carnes se pode exercer uma função pedagógica (à atenção da Senhora Ministra)...

Este vai logo directo ao assunto...


E, por hoje é tudo. Voltarei à carga com a segunda dose...

Etiquetas: ,

quinta-feira, agosto 30, 2007

Crónicas de uma viagem 4

No fim de semana, havia uma feira medieval em Mangualde.
Aliás, está a multiplicar-se este tipo de certames, um pouco por todo o lado.
A multiplicação conduz, inevitavelmente, a alguma adulteração da verdade histórica. Assim, é possível verem-se tendas com venda de artesanatos mais ou menos industriais, designadamente asiáticos, comeres de origem muito mais recente, ou jovens figurantes de sapatilhas ou cuecas azuis, nada medievais.Ou mesmo letreiros de sentido algo...equívoco...
No entanto e, apesar de tudo, vale a pena apostar nestas iniciativas. Quanto mais não seja, porque podem contribuir para uma aprendizagem mais estimulante da História .


foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas
foto Peciscas

Etiquetas: